A CARTOGRÁFIA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA REFLEXIVA NA TURMA DO 6° ANO “A” e “B” DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA AUTA VIDAL

Jonathan Gomes Fraga, Rayanne Cristine V. de Souza Macêdo

Resumo


Este artigo é um relato de experiência docente ligado ao Estágio Supervisionado de Geografia, realizado nas séries dos 6° ano “A” e “B” no ensino fundamental na Escola Municipal Professora Auta Vidal, tendo como objetivo proporcionar aos alunos a mitigação das dificuldades em relação aos conteúdos de Cartografia básica, tendo como base a identificação e interpretação dos mapas. As metodologias adotadas para a realização da pesquisa de início foi uma análise bibliográfica de autores que abordam sobre mapas, já na execução da pesquisa-ação durante o Estágio Supervisionado foram adotadas aulas expositivas e dialogadas, com auxílio de slides e imagens; visando apresentar aos alunos a evolução, a caracterização, a importância e a interpretação dos mapas. Sendo que de forma a obter uma consolidação dos conteúdos foi aplicado atividades bem dinâmicas uma individual em que os alunos criaram um mapa e outra em um único grupo em que os alunos aprenderam a fazer uma bússola, em cada turma dos 6° anos “A” e “B”. Por fim, foi aplicado uma atividade avaliativa individual sem consulta contendo quatro questões objetivas e discursivas sobre os conteúdos ensinados. Após o término da pesquisa conclui-se que as mitigações das dificuldades dos alunos foram de maneira significativa sanadas, porém pequena parte de ambas as turmas ainda apresentam algumas dificuldades.


Palavras-chave


Cartografia; Estágio Supervisionado; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexações e Bases Bibliográficas

ibict1_195dialnet1_240latindex1_200sumario1_535e-revist_429