Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Panorâmica?
Acesso

Não tem login/senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os manuscritos que não estiverem de acordo com as Instruções aos autores não serão analisados.

 

SubmissÕes

Condições para Submissão

1.     Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

2.     Identificar o tipo de trabalho na seção artigo, resenha, ensaio teórico, artigo de revisão. relatos de experiência (integrais) e comunicação breve.

3.     A contribuição deve ser inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. 

 

4.     O autor ou um dos autores deverá ter titulação de Mestre ou Doutor.

 

5.     Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word. (Não ultrapassar os 3MB por arquivo submetido).

 

6.     O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos escritos em Diretrizes para autores, na seção http://araguaia.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/about.

7.     O encaminhamento do manuscrito, anexos e o preenchimento de todos os dados, são de inteira responsabilidade do autor que está submetendo o manuscrito.

8.     Também são de exclusiva responsabilidade dos autores, as opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão e procedência das citações, não refletindo necessariamente a posição/opinião do Conselho Editorial da Revista.

9.     A Revista não assume a responsabilidade por equívocos gramaticais, e se dá, portanto, ao direito de solicitar a revisão de português aos autores.

10.     Estou de acordo com as normas de declaração de transferência de direitos autorais.

IMPORTANTE! O artigo NÃO deverá conter os dados de identificação dos autores. Estes dados devem estar em arquivo separado e ser postado no campo documentos suplementares.

 

 Declaração de Direito Autoral

 

Os artigos devem ter no mímimo 10 (dez) laudas  e no máximo  20 (vinte) laudas e devem, obrigatoriamente, conter

   

Identificação do (s) Autor (es): Deverá ser postada em arquivos separado do texto no campo documentos suplementares.

 

a) Título do trabalho

b) apontar (caso necessário) a origem do trabalho, a vinculação a outros projetos, a obtenção de auxílio para a realização do projeto e quaisquer outros dados relativos à produção do material.

d) Autores: nome e sobrenome de cada autor por extenso.

c) Breve currículo como nota de rodapé (numeração) contendo: titulação, atuação profissional, endereço, telefone e e-mail.

Ex:

 

Maria Gomes¹

 

¹Doutora em Enfermagem do Trabalho, pela UFMT. Enfermeira no Hospital Araújo Almeida, em Araguari – TO. Docente do Curso Técnico de Enfermagem no IMT. Endereço: Rua Maria Maria Maria, 135 Bairro Marinopolis, CEP: 76000-000, Araguari – TO. Telefone: (60) 92333333. E-mail: mariamaria@hotmail.com

 

- Preparação de artigo inédito

Os manuscritos devem ser digitados no editor de texto MS Word versão 6.0 ou superior, em uma só face, fonte Times New Roman 12, em folha de papel branco, formato A4 (210x297mm), mantendo margens laterais -  Margens: superior e esquerda = 3 cm / inferior e direita = 2 cm e espaço 1 ¹/²  em todo o texto, exceto nas citações longas recuadas( Times New Roman, tamanho 11, espaço simples). Parágrafo 1 ¹/² .

Todas as páginas devem ser numeradas a partir da primeira página, no canto superior direito.

 O manuscrito deve ser organizado de acordo com a seguinte ordem: Título, resumo, palavras-chave, introdução, material e métodos, resultados, discussão, referências, figuras, legendas de figuras e tabelas.

 

1.1 - Página Inicial:

a) Título do artigo: deve ser conciso, informativo e completo, evitando palavras supérfluas. Os autores devem apresentar versão para o inglês, francês ou espanhol quando o idioma do texto for português e, para o português, quando redigido em inglês, francês ou espanhol. 

 

1.2 – Resumo:

Os artigos deverão vir acompanhados do resumo em português e do abstract em inglês, resumè, em francês ou resumen, em  espanhol. Devem apresentar os objetivos do estudo, abordagens metodológicas, resultados e as conclusões. Deve conter no máximo 250 palavras. Espaçamento simples.

 

1.3 - Palavras-chave:

Deve ser apresentada uma lista de 3 a 6 termos indexadores em português e inglês, francês ou espanhol, separados por ponto.

 

1.4 - Introdução:

 A introdução do artigo deve conter elementos essenciais a uma plena compreensão do texto. Sugere-se que os autores iniciem o texto com uma breve contextualização do assunto e após apresentem o PROBLEMA investigado. Também sugere-se que sejam apontados de forma clara os OBJETIVOS do artigo, bem como, a METODOLOGIA empregada. Deve oferecer uma breve revisão da literatura, justificando a realização do estudo e destacando os avanços alcançados através da pesquisa.

Ao final da introdução recomenda-se que seja realizada uma apresentação sucinta da estrutura geral do artigo de modo a permitir que o leitor compreenda como o assunto será abordado a partir de então.

 

1.5 - Material e Métodos:

Devem oferecer, de forma breve e clara, informações suficientes para permitir que o estudo possa ser repetido por outros pesquisadores. Técnicas padronizadas podem ser apenas referenciadas.

 

1.6 - Resultados:

Devem oferecer uma descrição clara e concisa dos resultados encontrados, evitando-se comentários e comparações. Não repetir no texto todos os dados contidos nas figuras e tabelas.

 

1.7 - Discussão:

Deve explorar o máximo possível os resultados obtidos, relacionados com os dados já registrados na literatura. Somente as citações indispensáveis devem ser incluídas.

 

1.8 - Agradecimentos:

Devem se restringir ao necessário. O suporte financeiro deve ser incluído nesse item.

 

1.9   - Referências bibliográficas: Deve obedercer a NBR 6023/ABNT. O título da obra deve estar, apenas, em negrito.

 

 

LIVRO
GOMES, L.G.F.F.  Novela e sociedade no Brasil.  Niterói: EdUFF, 1998. (Coleção Antropologia e Política)

 

ARTIGO EM PERIÓDICO

GUIRRA, M.C.S. Da teoria à prática: o lugar da constituição do professor de Língua Portuguesa. Revista Panorâmica. Cuiabá, v. 06,  p. 25-37, jan.jul. 2006.


CAPÍTULO DE LIVRO

 

 

 

 

 

2- Citações

 

           Citações curtas (até 3 linhas) apontadas no corpo do texto devem obedecer a NBR 10520 (ABNT - sistema autor-data). Elas serão indicadas no corpo do texto, entre aspas, com a mesma fonte do texto e mesmo tamanho. Ex: CHAUI (2002, p. 57).    

As citações longas (mais de três linhas) devem ser transcritas em bloco separado do texto, com recuo esquerdo de 4 cm a partir da margem, justificado, com a mesma fonte do texto, em tamanho 11 em espaço simples. Em caso de citações longas, a referências deve ser apresentada ao final da citação.  

 

[...] para compreender o desencadeamento da abundante retórica que fez com que a AIDS se construísse como 'fenômeno social', tem-se freqüentemente atribuído o principal papel à própria natureza dos grupos mais atingidos e aos mecanismos de transmissão. Foi construído então o discurso doravante estereotipado, sobre o sexo, o sangue e a morte [...]. (HERZLICH e PIERRET, 1992, p.30).

Notas de rodapé: devem ser colocadas na mesma página, fonte Times New Roman, corpo 11. Alinhamento justificado, sem espaçamento entre notas, espaço simples dentro da nota. 

 

3- Preparação de Artigo de Revisão

 

 

Deve conter uma revisão crítica de assunto atual e relevante baseando-se em artigos publicados e em resultados do autor. O Artigo de Revisão não deve ultrapassar oito páginas impressas.

Deve apresentar resumo na língua em que estiver redigido e um Abstract quando redigido em português ou espanhol.

 

 

4 - Preparação de Comunicação Breve

 

  Deve ser breve e direta sendo seu objetivo comunicar resultados ou técnicas particulares. No entanto recebe a mesma revisão e não é publicada mais rapidamente que um artigo original. Deve ser redigida de acordo com as instruções dadas para Artigo Original mas sem subdivisão em capítulos. As referências devem ser citadas no final do texto, usando o mesmo formato utilizado para Artigo Original. Um resumo breve e três palavras-chave devem ser apresentadas. O autor deve informar que o manuscrito é uma Comunicação Breve de modo a ser avaliado adequadamente durante o processo de revisão

 

5 - Preparação de outros textos

 

 Ensaio teórico deve conter de 01 (uma) a 09 (nove) laudas e deve estar organizado em: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, sem numeração, podendo receber subdivisões, igualmente não numeradas.  

No caso de relatos de pesquisa, devem ser integrais e ter as seguintes seções: Introdução, Método, Resultados, Discussões e Conclusões (com numeração).

No caso de resenha de livros, o texto deve conter todas as informações para a identificação do trabalho comentado.

 

   

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  

Ilustrações

Figuras: Fotografias, gráficos, mapas ou ilustrações devem ser apresentadas em folhas separadas, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos segundo a ordem que   parecem no texto. As legendas correspondentes deverão ser claras e concisas, e devem ser enviadas também em folha separada. Os locais aproximados das figuras deverão ser indicados no texto. Deve-se indicar em cada figura o seu número. A elaboração dos gráficos, mapas e ilustrações poderá ser feita em cores, mas prefere-se a utilização de preto e branco ou em tons de cinza. As fotografias deverão ser encaminhadas digitalizadas em formato .tif ou .jpg com no mínimo 300dpi. Essas fotos deverão estar em arquivos separados e não inseridas no texto do Word.

Tabelas: Devem complementar e não duplicar o texto. Elas devem ser numeradas em algarismos arábicos. Um título breve e descritivo deve constar no alto de cada tabela. Se necessário, utilizar notas de rodapé identificadas.

 

 

Ética: Os pesquisadores que utilizam em seus trabalhos experimentos com seres humanos, ou material biológico humano, devem observar as normas vigentes editadas pelos órgãos oficiais. Os trabalhos que envolvem experimentos que necessitam de avaliação do Comitê de Ética deverão ser acompanhados de cópia do parecer favorável, e indicar a aprovação no corpo do texto, dentro da seção materiais e métodos. 
SANTAELLA, L.  A crítica das mídias na entrada do século 21. In: PRADO, J. L. A (Org.) Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker Editores, 2002. P.44- 56.

 

 
 

 

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word. (Não ultrapassar os 3MB por arquivo submetido).

  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, na seção http://araguaia.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/about.

  4. Estou de acordo com as normas de declaração de transferência de direitos autorais.
 

Declaração de Direito Autoral


 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Indexações e Bases Bibliográficas

index_latindex_190 ibict1_195_195 biblioteca-nacional_414

 

Campus Universitário do Araguaia
Campus I: Rodovia MT-100, Km 3,5. Pontal do Araguaia - Mato Grosso. CEP: 78698-000
Campus II: Rodovia BR-070, Km 5. Barra do Garças - Mato Grosso. CEP: 78600-000
Telefones: (66) 3402-1100 | (66) 3402-1118 / Fax: (66) 3402-1110