Revista Panorâmica, v. 15 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A PERSUASÃO NA PROPAGANDA DE CERVEJA: UM ENFOQUE SISTÊMICO-FUNCIONAL

Samuel da Silva, Sumiko Nichitani Ikeda

Resumo


RESUMO: O objetivo desta pesquisa é o exame crítico da persuasão na propaganda da cerveja Skol, vencedora, em 2011, pela décima vez, do prêmio Top of mind. Qual seria o motivo dessa fixação na memória do povo, em que os próprios fabricantes assumem a existência de certa padronização nos anúncios? A propaganda lida com uma situação interacional entre o anunciante e o leitor, geralmente amparada em conhecimento popular partilhado, parecendo mais bem representada como um contínuo de funções, flutuando entre “informação” e “manipulação”. A análise apoia-se nos papéis de fala, nos tokens de Atitude, na fórmula AIDA (UNGERER, 2004), na imagem visual, que concorrem para a criação de um mundo textual. A pesquisa deve responder às seguintes perguntas: (a) como é criado o mundo textual no discurso da propaganda? (b) que elementos contribuem para tornar esse mundo favorável à persuasão? e (c) como é feita a relação verbo-visual na propaganda?


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexações e Bases Bibliográficas

index_latindex_190 ibict1_195_195 biblioteca-nacional_414

 

Campus Universitário do Araguaia
Campus I: Rodovia MT-100, Km 3,5. Pontal do Araguaia - Mato Grosso. CEP: 78698-000
Campus II: Rodovia BR-070, Km 5. Barra do Garças - Mato Grosso. CEP: 78600-000
Telefones: (66) 3402-1100 | (66) 3402-1118 / Fax: (66) 3402-1110