Revista Panorâmica, v. 15 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A INTEGRAÇÃO DOS SABERES TÉCNICO-CIENTÍFICO COM OS SABERES PEDAGÓGICOS: A VISÃO DO PROFESSOR LICENCIADO – ESTUDO REALIZADO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA – UFMT

Daniel Leite Almeida, Maria Claudino da Silva Brito

Resumo


 

RESUMO: Trabalho de pesquisa realizado na Universidade Federal de Mato Grosso com três professores universitários da instituição que cursaram licenciatura. O principal objetivo foi levantar discussões acerca do processo de formação do profissional docente, especificamente do docente universitário. A pesquisa, de cunho qualitativo, procurou compreender como o professor vê a sua postura dentro da sala de aula e qual a sua preocupação no dia a dia profissional. Todos os entrevistados mostraram-se inteiramente preocupados em refletir sobre a sua atuação, falaram do processo contínuo que envolve a formação profissional de um Educador, comentaram as dificuldades de relacionar as teorias pedagógicas com a prática efetiva, conceituaram Educação e distinguiram o Professor do Educador. Falaram também sobre a importância da Didática na sala de aula; para eles o professor precisa ter domínio na arte de ensinar para que obtenha um processo de ensino eficaz. Este trabalho conclui que, dentre outras questões, o professor, como profissional, precisa compreender a complexidade do processo educacional e refletir sobre sua própria atuação não somente como professor, mas como Educador.

 

 


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexações e Bases Bibliográficas

index_latindex_190 ibict1_195_195 biblioteca-nacional_414

 

Campus Universitário do Araguaia
Campus I: Rodovia MT-100, Km 3,5. Pontal do Araguaia - Mato Grosso. CEP: 78698-000
Campus II: Rodovia BR-070, Km 5. Barra do Garças - Mato Grosso. CEP: 78600-000
Telefones: (66) 3402-1100 | (66) 3402-1118 / Fax: (66) 3402-1110