Revista Panorâmica, v. 15 (2013)

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A POSTURA DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING EM SALA DE AULA

Juliane Prestes Meotti, Marcelo Perícoli

Resumo


RESUMO: Este trabalho aborda o fenômeno social conhecido atualmente como bullying, seus conceitos, suas características e suas consequências e é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo verificar se a postura do professor inibe ou incentiva tal prática no ambiente escolar, elencando quais as atitudes que devem ser tomadas na sua prevenção e combate. De acordo com a natureza do objeto da pesquisa, definiu-se uma abordagem quantitativa. A coleta de dados para aferir a hipótese deu-se pela aplicação de questionário e entrevista com alunos e professores de escola pública do ensino básico. Ao analisar a postura do professor diante dessa prática, percebeu-se que suas ações podem sentenciar, de forma positiva ou negativa, os envolvidos. Constatou-se, ainda, que, no que concerne à formação dos professores, há uma lacuna quando se trata desse problema, e é imprescindível que os professores estejam aptos a lidar com esse tipo de situação que os números mostram não ser corriqueira. Considerando a responsabilidade social que o professor exerce na formação do indivíduo, pode-se limitar tal fenômeno social, colaborando, assim, com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 


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