Revista Panorâmica, v. 16 (2014)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que dizem algumas professoras de pré-escolas da cidade de Naviraí/MS

Jéssica Siqueira Rodrigues, Giovani Ferreira Bezerra

Resumo


Este artigo, síntese de um trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo investigar se e como as brincadeiras tradicionais são trabalhadas por alguns professores na rotina de pré-escolas de Naviraí/MS. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, abordando um estudo bibliográfico e pesquisa de campo, com a participação voluntária de seis profissionais que atuam em três instituições que ofertam pré-escola no município, mais a coordenadora de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Naviraí/MS. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, gravada com cada um dos participantes. Os resultados indicaram que os professores utilizam algumas brincadeiras, incluindo algumas tradicionais, apesar de serem poucas e nem sempre direcionadas para o desenvolvimento psíquico das crianças. Observou-se uma dicotomia no brincar, que, muitas vezes, está direcionado apenas para o professor recreador, em momentos específicos, desconsiderando-se que, na primeira infância, a brincadeira é a atividade principal da criança e permeia todas as demais atividades.


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexações e Bases Bibliográficas

index_latindex_190 ibict1_195_195 biblioteca-nacional_414

 

Campus Universitário do Araguaia
Campus I: Rodovia MT-100, Km 3,5. Pontal do Araguaia - Mato Grosso. CEP: 78698-000
Campus II: Rodovia BR-070, Km 5. Barra do Garças - Mato Grosso. CEP: 78600-000
Telefones: (66) 3402-1100 | (66) 3402-1118 / Fax: (66) 3402-1110