Revista Panorâmica

 

ISSN: 1809-094-X -  Revista Panorâmica impressa

Revista Panorâmica impressa:Qualis:  Engenharias III - B5/  Educação Física - B5Ciências Biológicas III - em avaliação

Letras e Linguística -  B5

 

ISSN: 2238-921-0 - Revista Panorâmica Online

Revista Panorâmica Online: Qualis: Direito - em avaliação


 

 

Editorial Revista Panorâmica on-line 

Há muitas pessoas que pensam que construir é somente colocar um tijolo sobre o outro, mas o processo de construção não se dá apenas por esse ato. As produções científicas são também construções e frutos da realização de projetos. São a prova de que é possível transformar o plano das ideias em realidades concretas. Ao construir um texto científico, o pesquisador pode ser considerado um construtor, uma vez que ele, na produção do conhecimento, dispõe suas ideias umas sobre as outras.

Publicar é, pois, sinônimo de construir. Partindo dessa premissa, fica mais fácil explicar o porquê da criação da Revista Panorâmica on-line, queremos construir um lugar especial para todos aqueles que pretendem, com suas produções científicas, registrar o seu momento histórico. Por meio da revista Panorâmica on-line, de suas publicações, surge uma nova concepção ética, um novo espaço democrático que estará disponível para que haja discussões saudáveis advindas da multiplicidade de assuntos apresentados em cada um de seus números. É um espaço de liberdade e de interação entre as produções científicas e os diversos segmentos sociais.

Em cada página on-line surgirá uma nova tendência com infinitas possibilidades de diálogo com o público-alvo; dessa forma, é mais um instrumento de reflexão e conhecimento, proporcionado pelos recursos midiáticos digitais, os quais produzem interação em qualquer espaço e tempo, e postos a serviço da sociedade.

No contexto de modernidade, precisamos ficar atentos e vigilantes aos desafios científicos e tecnológicos, para fazer chegar aos leitores algo que venha contribuir para a expansão das ideias e reflexões, e, assim, interagir com o mundo e superar os obstáculos na construção de novos caminhos.

Pretende-se com as publicações construir o bem comum, para que se possa olhar sempre para frente, tendo como foco principal a diversidade social, linguística e cultural, e destarte, a eficácia de seus artigos será garantida pelo espírito científico de sua força intelectual.

A Revista Panorâmica on-line pretende elencar, de modo específico, as inovações percebidas com o advento das novas tecnologias e, sobretudo, contextualizar os acontecimentos filosóficos e científicos, e apresentar os seus principais resultados, tanto dos cursos de graduação quanto dos de pós-graduação lato e stricto senso, ressaltando que a revista estará sempre num processo de construção, dada as mudanças ocorridas na contemporaneidade.

Sendo assim, o objetivo da Revista Panorâmica on-line não é apenas divulgar informações. Queremos que nossos leitores utilizem o que há de melhor em publicações científicas, e, com isso, oferecer serviços de qualidade, primando pela valorização do leitor/escritor.

Queremos com a Revista Panorâmica on-line reservar um lugar especial para todos aqueles, leitores ou pesquisadores, que possam contribuir para a divulgação dos fatos científicos e filosóficos de nossa história.

 

Profª. Drª. Marly Augusta Lopes de Magalhães.

Editora Chefe da Revista Panorâmica


v. 21 (2016)

Sumário

Sumário

Sumário PDF
Marly Augusta Lopes de Magalhães

Editorial

Editorial PDF
Joaquim Maia de Lima

Apresentação

Apresentação PDF
Célia Zeri de Oliveira

Dossiê

A IMPLEMENTAÇÃO DO GESTO DE REGULAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES PROFISSIONAIS: incompletudes de um professor autor PDF
Luana Aquino da Costa
A AUTONOMIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO ON-LINE: a construção do papel do e-moderador PDF
Jailma Bulhões Campos
AUTONOMIZAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA PDF
Francineide Paiva Moraes
AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE PDF
Maria Isabel Borges
INCREASING AUTONOMY: shifting the educational paradigm PDF
Margaret de Gomes
LETRAMENTO LITERÁRIO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PDF
Elisangela Ribeiro de Oliveira
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA - a construção da autonomia docente pelo viés da reflexão sobre o estágio supervisionado PDF
Célia Zeri de Oliveira
O PIBID - LÍNGUA PORTUGUESA EM ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
Helenice Joviano Roque-Faria

Entrevista

Formação de professores: competências docentes PDF
Célia Zeri de Oliveira

Resumo

Letramento: múltiplos desafios para a formação cidadã PDF
Ana Beatriz Feitosa de Oliveira

Artigos

A importância do lúdico na educação infantil PDF
Maria Divina Rocha Lima
A percepção dos cidadãos e dos gestores públicos sobre a política municipal de saneamento básico e de resíduos sólidos na cidade de Barra do Garças/MT PDF
José Bonfim Moraes
Metodologia de ensino da educação física: um paralelo entre a universidade pública e privada em Barra do Garças/MT PDF
Betina Oliveira de Souza

Ensaios

Entendendo o que é educação PDF
Lea de Oliveira
Gramsci na educação: a filosofia da práxis numa abordagem histórica, política e educacional PDF
Odorico Ferreira Cardoso Neto


Indexações e Bases Bibliográficas

index_latindex_190 ibict1_195_195 biblioteca-nacional_414

 

Campus Universitário do Araguaia
Campus I: Rodovia MT-100, Km 3,5. Pontal do Araguaia - Mato Grosso. CEP: 78698-000
Campus II: Rodovia BR-070, Km 5. Barra do Garças - Mato Grosso. CEP: 78600-000
Telefones: (66) 3402-1100 | (66) 3402-1118 / Fax: (66) 3402-1110