Revista Panorâmica

 

ISSN: 1809-094-X -  Revista Panorâmica impressa

Revista Panorâmica impressa:Qualis:  Engenharias III - B5/  Educação Física - B5Ciências Biológicas III - em avaliação

Letras e Linguística -  B5

 

ISSN: 2238-921-0 - Revista Panorâmica Online

Revista Panorâmica Online: Qualis: Direito - em avaliação


 

 

Editorial Revista Panorâmica on-line 

Há muitas pessoas que pensam que construir é somente colocar um tijolo sobre o outro, mas o processo de construção não se dá apenas por esse ato. As produções científicas são também construções e frutos da realização de projetos. São a prova de que é possível transformar o plano das ideias em realidades concretas. Ao construir um texto científico, o pesquisador pode ser considerado um construtor, uma vez que ele, na produção do conhecimento, dispõe suas ideias umas sobre as outras.

Publicar é, pois, sinônimo de construir. Partindo dessa premissa, fica mais fácil explicar o porquê da criação da Revista Panorâmica on-line, queremos construir um lugar especial para todos aqueles que pretendem, com suas produções científicas, registrar o seu momento histórico. Por meio da revista Panorâmica on-line, de suas publicações, surge uma nova concepção ética, um novo espaço democrático que estará disponível para que haja discussões saudáveis advindas da multiplicidade de assuntos apresentados em cada um de seus números. É um espaço de liberdade e de interação entre as produções científicas e os diversos segmentos sociais.

Em cada página on-line surgirá uma nova tendência com infinitas possibilidades de diálogo com o público-alvo; dessa forma, é mais um instrumento de reflexão e conhecimento, proporcionado pelos recursos midiáticos digitais, os quais produzem interação em qualquer espaço e tempo, e postos a serviço da sociedade.

No contexto de modernidade, precisamos ficar atentos e vigilantes aos desafios científicos e tecnológicos, para fazer chegar aos leitores algo que venha contribuir para a expansão das ideias e reflexões, e, assim, interagir com o mundo e superar os obstáculos na construção de novos caminhos.

Pretende-se com as publicações construir o bem comum, para que se possa olhar sempre para frente, tendo como foco principal a diversidade social, linguística e cultural, e destarte, a eficácia de seus artigos será garantida pelo espírito científico de sua força intelectual.

A Revista Panorâmica on-line pretende elencar, de modo específico, as inovações percebidas com o advento das novas tecnologias e, sobretudo, contextualizar os acontecimentos filosóficos e científicos, e apresentar os seus principais resultados, tanto dos cursos de graduação quanto dos de pós-graduação lato e stricto senso, ressaltando que a revista estará sempre num processo de construção, dada as mudanças ocorridas na contemporaneidade.

Sendo assim, o objetivo da Revista Panorâmica on-line não é apenas divulgar informações. Queremos que nossos leitores utilizem o que há de melhor em publicações científicas, e, com isso, oferecer serviços de qualidade, primando pela valorização do leitor/escritor.

Queremos com a Revista Panorâmica on-line reservar um lugar especial para todos aqueles, leitores ou pesquisadores, que possam contribuir para a divulgação dos fatos científicos e filosóficos de nossa história.

 

Profª. Drª. Marly Augusta Lopes de Magalhães.

Editora Chefe da Revista Panorâmica


v. 20 (2016)

Sumário

Sumário

Sumário PDF
Marly Augusta Lopes de Magalhães

Editorial

Editorial PDF
Claudete Inês Scroczynski

Apresentação

Apresentação PDF
Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini

Dossiê

A educação do campo e agroecologia no contexto da Escola Municipal São Mateus – Colíder/MT PDF
Juliana Machado
A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA: um relato de experiência na educação superior PDF
Elma Bezerra dos Santos Gomes
DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: desafios e perspectivas PDF
Jussara Martins Rodrigues
EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO VIGENTES PDF
Eloa dos Santos
LOUSA DIGITAL: experiências e expectativas na educação PDF
Fabio Rogério Covre
METODOLOGIA DE ENSINO: um re-pensar do processo de ensino e aprendizagem PDF
Francielle Altrão
O ESPAÇO DA PESQUISA NUMA UNIVERSIDADE ESTADUAL: uma análise a partir do olhar da arquitetura PDF
Janaina Irma de Oliveira
PERFIL DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PDF
Nilson Caires Ferreira

Artigos Convidados

A QUESTÃO DA CIENTIFICIDADE NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PDF
Richéle Timm dos Passos da Silva
ÍNDICES DE EVASÃO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS MOTIVOS NA VISÃO DE ACADÊMICOS, EVADIDOS E PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO CAMPUS DE NOVA XAVANTINA – MT PDF
Janne Carlla Ribeiro Santos

Entrevista

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO NORTE DE MATO GROSSO: enfrentar os desafios PDF
José Aldair Pinheiro

Resumo

O impacto de políticas de gestão de pessoas no perfil profissional dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Santa Catarina PDF
Camila Gonçalves Rodrigues

Artigos

Por uma pedagogia crítica: a contribuição da didática radical PDF
Vanessa Campos de Lara Jakimiu
REFLEXOS DE UMA VIVÊNCIA ESPORTIVA NA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PDF
Vanielli Moreira Santana

Ensaios

Sentidos e significados da formação docente dos enfermeiros PDF
Francieli Ferreira Batisda


Indexações e Bases Bibliográficas

index_latindex_190 ibict1_195_195 biblioteca-nacional_414

 

Campus Universitário do Araguaia
Campus I: Rodovia MT-100, Km 3,5. Pontal do Araguaia - Mato Grosso. CEP: 78698-000
Campus II: Rodovia BR-070, Km 5. Barra do Garças - Mato Grosso. CEP: 78600-000
Telefones: (66) 3402-1100 | (66) 3402-1118 / Fax: (66) 3402-1110