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Diretrizes para Autores

CONDIÇÕES GERAIS DE SUBMISSÃO

Os artigos deverão seguir as normas da revista, que estão no item “Diretrizes para autores”, e serem redigidos no template (modelo) fornecido pela própria revista. Esse modelo segue em anexo. Recomendamos que, ao “copiar e colar” o texto de vocês no template da revista observem as normas de formatação bem como as demais diretrizes exigidas pela revista.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

Os manuscritos que não estiverem de acordo com as Instruções aos autores não serão encaminhados para o processo avaliativo.

 

1.     Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

2.     A contribuição deve ser inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. 

3.     O autor ou um dos autores deverá ter titulação de Mestre ou Doutor.

4.     Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (Template).

5.     O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos escritos em Diretrizes para autores, na seção http://araguaia.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/about.

6.     O encaminhamento do manuscrito, anexos e o preenchimento de todos os dados, são de inteira responsabilidade do autor que está submetendo o manuscrito.

7.     Também são de exclusiva responsabilidade dos autores, as opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão e procedência das citações, não refletindo necessariamente a posição/opinião do Conselho Editorial da Revista.

8.     A Revista não assume a responsabilidade por equívocos gramaticais, e se dá, portanto, ao direito de solicitar a revisão de português aos autores.

9.     Estar de acordo com as normas de declaração de transferência de direitos autorais.

 

OS ARTIGOS DEVEM possuir:

Mínimo 10 (dez) laudas 

Máximo  20 (vinte) laudas e devem, obrigatoriamente, conter:

   

Identificação do (s) Autor (es): 

 a) Título do trabalho

b) apontar (caso necessário) a origem do trabalho, a vinculação a outros projetos, a obtenção de auxílio para a realização do projeto e quaisquer outros dados relativos à produção do material.

d) Autores: nome e sobrenome de cada autor por extenso.

c) Breve currículo como nota de rodapé (numeração) contendo: titulação, atuação profissional e e-mail.

Ex: Maria Gomes¹

¹ Maior título de graduação. Local de trabalho. E-mail (segue exemplo). Doutorado em Ciências Pedagógicas. Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas. E-mail: fazendapordosol@uol.com.br.

 

 

1. Preparação de artigo

Os manuscritos devem ser digitados no editor de texto MS Word versão 6.0 ou superior, em uma só face, fonte Times New Roman 12, em folha de papel branco, formato A4 (210x297mm), mantendo margens laterais -  Margens: superior e esquerda = 3 cm / inferior e direita = 2 cm e espaço 1,5cm  em todo o texto, exceto nas citações longas recuadas (Times New Roman, tamanho 11, espaço simples). Parágrafo 1,5cm.

O manuscrito deve ser organizado de acordo com a seguinte ordem: Título, resumo, palavras-chave, introdução, material e métodos, resultados, discussão, referências, figuras, legendas de figuras e tabelas.

 

1.1 - Página Inicial:

Título do artigo: deve ser conciso, informativo e completo, evitando palavras supérfluas. Os autores devem apresentar versão para o inglês, francês ou espanhol quando o idioma do texto for português e, para o português, quando redigido em inglês, francês ou espanhol. 

 

1.2 – Resumo:

Os artigos deverão vir acompanhados do resumo em português e do abstract em inglês, resumè, em francês ou resumen, em  espanhol. Devem apresentar os objetivos do estudo, abordagens metodológicas, resultados e as conclusões. Deve conter no máximo 250 palavras, com espaçamento simples.

 

1.3 - Palavras-chave:

Deve ser apresentada uma lista de 3 a 6 termos indexadores em português e inglês, francês ou espanhol, separados por ponto.

 

1.4 - Introdução:

A introdução do artigo deve conter elementos essenciais a uma plena compreensão do texto. Sugere-se que os autores iniciem o texto com uma breve contextualização do assunto e, após, apresentem o PROBLEMA investigado. Também sugere-se que sejam apontados de forma clara os OBJETIVOS do artigo, bem como, a METODOLOGIA empregada. Deve oferecer uma breve revisão da literatura, justificando a realização do estudo e destacando os avanços alcançados através da pesquisa.

Ao final da introdução, recomenda-se que seja realizada uma apresentação sucinta da estrutura geral do artigo de modo a permitir que o leitor compreenda como o assunto será abordado a partir de então.

 

1.5 - Material e Métodos:

Devem oferecer, de forma breve e clara, informações suficientes para permitir que o estudo possa ser repetido por outros pesquisadores. Técnicas padronizadas podem ser apenas referenciadas.

 

1.6 - Resultados:

Devem oferecer uma descrição clara e concisa dos resultados encontrados, evitando-se comentários e comparações. Não repetir no texto todos os dados contidos nas figuras e tabelas.

 

1.7 - Discussão:

Explora o máximo possível os resultados obtidos, relacionados com os dados já registrados na literatura. Somente as citações indispensáveis devem ser incluídas.

 

1.8 - Agradecimentos:

Devem se restringir ao necessário. O suporte financeiro deve ser incluído nesse item (quando houver necessidade – não é obrigatório).

 

1.9   - Referências bibliográficas: 

Deve obedecer a NBR 6023/ABNT. O título da obra deve estar, apenas, em negrito, conforme exemplos a seguir:

 

LIVRO
GOMES, L.G.F.F.  Novela e sociedade no Brasil.  Niterói: EdUFF, 1998. (Coleção Antropologia e Política)

 

ARTIGO EM PERIÓDICO

GUIRRA, M.C.S. Da teoria à prática: o lugar da constituição do professor de Língua Portuguesa. Revista Panorâmica. Cuiabá, v. 06,  p. 25-37, jan.jul. 2006.


CAPÍTULO DE LIVRO

SANTAELLA, L.  A crítica das mídias na entrada do século 21. In: PRADO, J. L. A (Org.) Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker Editores, 2002. P.44- 56.

 

2- Citações

Citações curtas (até 3 linhas) apontadas no corpo do texto devem obedecer a NBR 10520 (ABNT - sistema autor-data). Elas serão indicadas no corpo do texto, entre aspas, com a mesma fonte do texto e mesmo tamanho. Ex: CHAUI (2002, p. 57).

As citações longas (mais de três linhas) devem ser transcritas em bloco separado do texto, com recuo esquerdo de 4 cm a partir da margem, justificado, com a mesma fonte do texto, em tamanho 11 em espaço simples. Em caso de citações longas, a referências devem ser apresentadas ao final da citação, conforme exemplo a seguir:

 

[...] para compreender o desencadeamento da abundante retórica que fez com que a AIDS se construísse como 'fenômeno social', tem-se freqüentemente atribuído o principal papel à própria natureza dos grupos mais atingidos e aos mecanismos de transmissão. Foi construído então o discurso doravante estereotipado, sobre o sexo, o sangue e a morte [...]. (HERZLICH e PIERRET, 1992, p.30).

 

Notas de rodapé: devem ser colocadas na mesma página, fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento justificado, sem espaçamento entre notas, espaço simples dentro da nota. 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Ilustrações/Figuras: Deve-se indicar em cada figura o seu número. A elaboração dos gráficos, mapas e ilustrações poderá ser feita em cores, mas prefere-se a utilização de preto e branco ou em tons de cinza. As fotografias deverão ser encaminhadas digitalizadas em formato .tif ou .jpg com no mínimo 300dpi.

Tabelas/Quadros: Devem complementar e não duplicar o texto. Devem ser numerados em algarismos arábicos. Um título breve e descritivo deve constar no alto de cada tabela/quadro. Se necessário, utilizar notas de rodapé identificadas.

 

CONTATO PRINCIPAL PARA DÚVIDAS

Egeslaine de Nez
E-mail: panoramica.online.ufmt@gmail.com

 


 

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word. (Não ultrapassar os 3MB por arquivo submetido).

  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, na seção http://araguaia.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/about.

  4. Estou de acordo com as normas de declaração de transferência de direitos autorais.
 

Declaração de Direito Autoral


 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


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